Colégio Objetivo é convidado para a Britsh English Olympics 2015

20 de setembro de 2014
Hoje na História: 1815 – Pacto da Santa Aliança é assinado em Paris
26 de setembro de 2014

Após conhecer a educação na Finlândia e Rússia, o próximo passo pode ser a Inglaterra

Da Redação, Jornal O Movimento

Em maio de 2014, o Colégio Objetivo fez parte da delegação de colégios do Brasil que estiveram com as maiores autoridades da área educacional da Rússia e Finlândia. O professor José Rubens Pinheiro Lima e o aluno do 3º ano de engenharia mecatrônica da USP, Rafael Lima representaram, respectivamente, o colégio Objetivo e o Centro Cultural Esportivo.

Durante essa viagem, Lima e Rafael, visitaram 21 colégios e três universidades na Rússia e na Finlândia. Porém, a participação se estendeu também a diversas reuniões e conferências com os responsáveis pela educação nesses países. “Essa viagem foi um importante intercâmbio cultural e troca de experiências. Percebemos, com orgulho, que o sério trabalho com foco no desenvolvimento de todos os nossos alunos garantem ao nosso colégio um padrão internacional”, ressalta o professor.

Já Rafael ficou impressionado com a riqueza cultural russa, um dos momentos marcantes da viagem ele descreve assim: “ficamos surpresos quando, em meio a uma sala de aula, ouvimos dos pequenos alunos ‘vocês querem assistir a uma peça de teatro? Podemos fazer para vocês’. Eles abriram espaço em meio as carteiras e, enquanto uns representavam, outros tocavam instrumentos musicais”.

No entanto, não foi apenas a Rússia que deixou boas impressões, Lima explica que a Finlândia confirmou a crença do Objetivo no poder da leitura, quando em uma sala de aula do 6º ano todos os alunos levantaram a mão quando perguntados se gostavam de ler, e uma das crianças respondeu quando perguntada quantos livros lia por ano: “eu não sei, mas leio todos os dias”.

Fazer diferente
Além da dedicação dos alunos e do método implantado, Lima conta que o respeito pelo professor contribui para o sucesso do sistema educacional, assim como a seriedade e compromisso de cada um. “Não há avaliação de professores. Os diretores não fiscalizam o trabalho dos outros profissionais. Lá, simplesmente não existe o professor que não cumpre com o seu dever. Ele estudou e se esforçou muito para chegar até ali e sabe da importância de sua missão”.

Na volta ao Brasil, com várias idéias e planos os resultados desta viagem já apareceram. No final de semana dos dias 5, 6 e 7 de setembro, os professores José Rubens Pinheiro Lima e Benedito José Baraúna Júnior estiveram em um congresso educacional em Salvador (Bahia) no qual o Objetivo foi convidado a participar da British English Olympics Inglaterra 2015, competição educacional que reúne as escolas de referência do mundo.

“É extremamente gratificante notar que estivemos no caminho certo em todos os nossos anos de existência, mas também é desafiador perceber que ainda podemos melhorar. Com seriedade e determinação, o Colégio Objetivo buscará sempre o melhor para seus alunos, pois sabemos que não somos um negócio: somos formadores de pessoas, fábrica de educação, bons hábitos e boas maneiras. E é nosso trabalho que pode, de fato, mudar o mundo”, finaliza o professor Lima.

Objetivo Objetivo 2 Objetivo nova