Baseados em três modelos, Nelson Mandela, Abílio Diniz e Vanessa Tobias, descobri os pilares de uma verdadeira liderança. De acordo os líderes, a receita do sucesso é agir com equilíbrio emocional, humildade, determinação e disciplina
“Uma boa cabeça, um bom coração, formam uma formidável combinação!”. (Nelson Mandela)
Há meses vinha estudando e buscando verdadeiros líderes para embasar alguns conceitos de liderança, que a partir de então, estarão presentes nas minhas decisões daqui para frente. Com três grandes modelos, Nelson Mandela, Abílio Diniz e Vanessa Tobias, cheguei aos principais pilares de uma verdadeira liderança, destacando ainda, o aproveitamento das experiências e oportunidades que a vida nos dá.
Mas você já parou para pensar como se formam os grandes e verdadeiros líderes, o que eles têm de diferente dos demais? Há quem acredite que um grande líder já nasce um líder, porém é importante que saibamos: para ser líder não precisamos nascer prontos, basta treinarmos e agirmos para nos transformarmos em quem queremos ser.
Um líder tem que ter, fundamentalmente EQUILÍBRIO EMOCIONAL e este é o primeiro e principal requisito para uma verdadeira liderança. Muitos de nós, jovens, ficamos na dúvida de como conseguir manter este equilíbrio frente a todos os desafios que este início de vida nos proporciona, sendo eles, os nossos trabalhos, nossas atividades voluntárias e os estudos. Por isto é importante ter clareza nos papéis de vida que tempos. Para ser um grande líder, é fundamental saber que na vida desempenhamos e atuamos em muitos palcos, sendo eles, de filho, namorado, irmão, primo, amigo, estudante, funcionário, voluntário, sem ainda esquecermos das nossas atividades, o lazer, o descanso, a diversão, o namoro, os estudos… E para que sejamos equilibrados o suficiente para nos tornamos líderes necessitamos estar de bem com todos os papéis de vida. Nós somos um todo – um conjunto. Ou você encontra este equilíbrio entre todos os papéis, ou você vai se atrapalhar. Um bom líder leva uma vida harmônica – e isto sim é ser uma pessoa sábia, é ter sabedoria. O equilíbrio emocional é uma condição para você viver feliz, satisfeito, e não viver pressionado.
“Tudo o que a gente tem é o momento de agora, então as escolhas tem que ser bem feitas agora, porque hoje é o melhor dia de todos. Mesmo que a gente tenha sonhos, mesmo que a gente tenha muitos planos pra viver, muita coisa para realizar, agora é o momento de realizar e fazer a nossa melhor versão acontecer”. (Vanessa Tobias)
Um segundo e importante requisito para ser um bom líder é a HUMILDADE. Um verdadeiro líder precisa acreditar e estar ciente de que não sabe tudo. O líder sabe ouvir, presta atenção em outras ideias e não tenta impor somente o que acredita ser correto, na sua e única concepção.
Humildade é o exercício para que a pessoa realmente tenha a consciência de que existem muito mais coisas para aprender, para saber, e muito mais para escutar do que tudo aquilo que ela tem dentro de si para poder falar.
DETERMINAÇÃO é outra ferramenta importante para um verdadeiro líder. O mundo é das pessoas determinadas. E não tenham dúvidas acerca disto. Só que a pessoa para ser determinada precisa saber o que quer, tendo certeza do que quer. E ai, como faz para saber o que realmente se quer? Isto é muito simples.
Para saber o que quer têm-se algumas dicas já conhecidas, ouça, pergunte, investigue, procure informações. A maior parte das pessoas quer simplesmente porque querem. E muitas vezes nem sabem por que querem.
Quantos de vocês param para pensar naquilo que se estão fazendo e naquilo que você estão querendo? Para saber aquilo que você está querendo, é ter clareza do que realmente é bom para você. E se a determinação estiver bem condicionada ela certamente vai trazer todos os resultados desejados.
E a última, e não menos importante dica para ser um bom líder, é a DISCIPLINA. Para ser disciplinado é necessário saber realmente o que você quer – entendendo se aquilo é justo e razoável – se for assim, é bem possível conseguir manter a determinação e a disciplina. Ser determinado é não perder o foco, é saber que há vários caminhos para alcançar os resultados e não ficar somente com uma opção. Ter disciplina é saber agir com estratégia, sempre tento o plano “B” para alcançar os objetivos. Às vezes a gente se joga em missões impossíveis e vai lá e faz. Mas por quê? Porque aquilo não era impossível e só dependia de um pouco mais de esforço.
“A disciplina para mim isso é quase uma ferramenta e não apenas um valor. Eu considero que as pessoas só conseguem fazer as coisas com disciplina. Mas é preciso fazer com alegria, com satisfação”. (Abílio Diniz)
Que a nossa liderança nos guie para caminhos extraordinários, sempre ao lado das pessoas que mais necessitem, somente assim, deixaremos a nossa marca neste mundo. Como diz Madre Teresa de Calcutá: “Não devemos permitir que alguém saia da nossa presença sem se sentir melhor e mais feliz”.