Não há nada de errado em curtir a festa do futebol. Mas os pais não podem permitir que o evento tire o foco dos estudos.
Imagine na Copa: todo mundo estará falando de futebol, combinando aonde assistir aos jogos e torcendo pelo Brasil, lógico. O assunto deverá dominar o país, que pela segunda vez na história sediará o campeonato. Mas e os estudos do seu filho? Será que um grande evento esportivo como esse terá o poder de tirar a concentração e influenciar o desempenho escolar?
Segundo os educadores, os pais podem adotar atitudes que permitam aproveitar a festa do futebol sem deixar que isso atrapalhe a rotina escolar das crianças e adolescentes. “É importante lembrar que há hora para tudo. Por isso, assistir aos jogos com os filhos, num momento prazeroso, é importante. Assim como é importante, na hora do trabalho e da lição, que todos cumpram com prazer suas obrigações”, afirma a psicóloga Susana Orio, coordenadora pedagógica do Colégio Madre Alix, de São Paulo. Veja as dicas para não deixar que a Copa atrapalhe o dia a dia escolar: