Afinal, de onde surgiu a Festa Junina?

5 de Junho – Dia Mundial do Meio Ambiente
5 de junho de 2013
Nossa Festa Junina Começa HOJE!
14 de junho de 2013
Exibir tudo
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 Pin It Share 0 Email -- Filament.io 0 Flares ×

festajuninaAs festas juninas são, na sua essência, multiculturais, embora o formato com que hoje as conhecemos tenha tido origem nas festas dos santos populares em Portugal: Festa de Santo Antônio, Festa de São João e a Festa de São Pedro e São Paulo principalmente. A música e os instrumentos usados (cavaquinho, sanfona, triângulo ou ferrinhos, reco-reco etc.) estão na base da música popular e folclórica portuguesa e foram trazidos para o Brasil pelos povoadores e imigrantes do país irmão. As roupas caipiras ou saloias são uma clara referência ao povo campestre, que povoou principalmente o nordeste do Brasil e muitíssimas semelhanças se podem encontrar no modo de vestir caipira tanto no Brasil como em Portugal. Do mesmo modo, as decorações com que se enfeitam os arraiais tiveram o seu início em Portugal, junto com as novidades que, na época dos descobrimentos, os portugueses trouxeram da Ásia, como enfeites de papel, balões de ar quente e pólvora, por exemplo. Embora os balões sejam proibidos no Brasil, eles são usados na cidade do Porto em Portugal com muita abundância e o céu se enche com milhares deles durante toda a noite. A dança de fitas típicas das festas juninas no Brasil é, provavelmente, originárias da Península Ibérica .

No Brasil, recebeu o nome de “junina” (chamada inicialmente de “joanina”, de São João), porque acontece no mês de junho. Além de Portugal, a tradição veio de outros países europeus cristianizados dos quais são oriundas as comunidades de imigrantes, chegados a partir de meados do século XIX. Ainda antes, porém, a festa já tinha sido trazida para o Brasil pelos portugueses e logo foi incorporada aos costumes das populações indígenas e afro-brasileiras.

Colheita de flores do campo

O Colégio Objetivo homenageará o homem do campo, por sua fundamental contribuição à economia Brasileira. A Florada significa um novo ciclo no campo, uma transformação para uma nova colheita. O processo de renovação também ocorre inevitavelmente em nossas vidas. Os cenários se transformam cada vez mais rápido e nos desafiam aprimorarmos nossas respostas com aproveitamento da tecnologia, do conhecimento, na sutileza do trato com as pessoas em prol dos relacionamentos saudáveis e resultados positivos.

A Festa Junina acontece nos dias 14 e 15, no Colégio Objetivo Júnior na Avenida das Flores n° 511,  na Cidade Jardim. Horários – Sexta feira: das 19:00 às 23:00 horas. Sábado: das 17:00 às 23:00 horas. Este ano teremos barracas com brincadeiras: Cadeia, Argola, Basquete, Boca do Palhaço, Pesca, Bola na Lata, Espaço Kids, Chute a Gol e Correio Elegante. Na área de alimentação será oferecido: maça do amor, churros, algodão doce, crepe, morango com chocolate, pipoca, caldos, sanduíches de pernil e linguiça, porções de salgadinhos (mandioca, bata frita, torresmo e frango a passarinho), tapioca doce e salgada, água de coco, açaí/cupuaçu, cuscuz mole, milho cozido, pamonha, bolo de milho, suco de milho, cupcakes, refrigerantes, cerveja, suco natural, água com e sem gás, doces, Salpapa e Mazamorra Morada, cachorro quente, canjica, vinho quente, quentão, arroz caipira, chocolate quente, churrasco, pastel e pizza.

Apoio Cultural: Ápia Volkswagen, Jornal O Movimento, Gráfica Stillo, Kumon, Curso Objetivo Pré Vestibulares, Darpel, Papelaria André, Sport Bola Branca, Inove Comunicação Visual, Wizard Idiomas, Othon Suites, Sconderijo, Lirius Boutique, Salgados Maravilha e Não + Pêlo.

Confira algumas fotos da confecção dos enfeites da festa.

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 Pin It Share 0 Email -- Filament.io 0 Flares ×
Pular para a barra de ferramentas