Projeto Leitura 2018

Novidades na cantina para 2018!
2 de fevereiro de 2018
Google para Educação – Fique por dentro das dicas!
14 de fevereiro de 2018

O hábito de ler é um dos melhores presentes que uma criança pode receber. A leitura promove desenvolvimento da interpretação textual, ampliação do vocabulário, melhoria do desempenho em outras disciplinas, aumento da criatividade e estimula o potencial cognitivo e criativo do aluno. Por este motivo, o Colégio Objetivo Júnior dá muito valor ao Projeto Leitura, que visa a desenvolver em nossos alunos o hábito de ler desde cedo.

O Projeto Leitura tem novidades para 2018!

Em 2017, foi realizada uma pesquisa entre todos os alunos do Colégio, que apontaram seus livros favoritos e sugeriram alguns que poderiam ser substituídos. Com base na opinião de nossos alunos, alguns livros saíram da lista, enquanto outros, mais populares para nossas crianças, entraram. Sabemos que ler deve ser uma atividade agradável e prazerosa.

Outra grande mudança diz respeito aos métodos de avaliação, que estão mais dinâmicos, divertidos e eficientes. Até o ano passado, os alunos do Colégio faziam provas acerca de cada livro. Em 2018, nossos alunos serão avaliados de três formas diferentes:
1) Chamada Oral - " Um por todos..."
2) Trivia - Jogo de perguntas e respostas em grupo
3) Provas - O formato foi mantido, como de costume dos alunos

No começo de cada bimestre a sala será dividida em grupos que farão parte dos métodos de avaliação Trivia e Chamada Oral.
Trivia: um jogo de perguntas e respostas, em que todos os alunos do grupo podem participar e ajudar na solução das questões propostas. A nota individual de cada aluno será a nota do grupo, o que torna a avaliação mais divertida e menos estressante para nossas crianças. Haverá uma competição entre os grupos para que os alunos se sintam motivados a estudar e alcançar as melhores classificações.
Chamada Oral: nesta avaliação, a sala será dividida da mesma forma que no método anterior. Dessa vez, no entanto, será sorteado um aluno por grupo, que deverá responder a uma pergunta elaborada pelo professor, sem auxílio dos outros membros. A nota do aluno sorteado será a nota de todo o grupo. Caso o aluno escolhido no dia não saiba a resposta, outro aluno do grupo pode "salvar o grupo". Se este aluno acertar a resposta, todo o grupo ficará com uma nota intermediária.
Os alunos só saberão o método de avaliação na hora da aula, assim, serão estimulados a estudar: seja para uma prova, para se destacarem em um jogo ou para não prejudicarem os colegas de grupo. Os alunos continuam sendo cobrados, mas de uma maneira mais descontraída e divertida. Afinal, ler é importante, mas deve ser divertido!