Como fazer seu filho ter confiança em si mesmo?

Museu Histórico, Folclórico e Pedagógico Monteiro Lobato
13 de abril de 2015
Visita Fazenda Cantareira
15 de abril de 2015
Exibir tudo
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 Pin It Share 0 Email -- Filament.io 0 Flares ×

Como construir a autoestima de seu filho? Entenda o que é este traço humano tão importante e como ajudar a desenvolvê-lo nas crianças

Foto: Aline Casassa

Os ingredientes essenciais para uma autoestima saudável são o incentivo, o respeito e o apoio dos pais

Os ingredientes essenciais para uma autoestima saudável são o incentivo, o respeito e o apoio dos pais

“Mas qualquer um consegue fazer isso!”. Este é um comentário comum, que todo mundo já ouviu uma vez na vida, certo? Quando ouvidas por uma criança, porém, observações desse tipo podem até ser inofensivas – ou altamente prejudiciais. Isso porque é a partir da interação com os outros, a começar pelos membros da família, que ela formará uma imagem de si mesma. A construção da autoestimase dá desde bem cedo na vida de uma pessoa e terá impacto em toda a sua trajetória.

“É preciso ter zelo com o que se diz”, aconselha o educador Simão de Miranda, autor do livro Afetividade e Autoestima da Criança (Editora IMEPH), entre dezenas de outras publicações. Outro ingrediente essencial para uma autoestima saudável é o modelo dos pais ou responsáveis, como ressalta o psicopedagogo e antropólogo Jon Talber: “O pensamento positivo dos pais e a forma como tratam os problemas com energia renovada e determinação, atitudes essas que se expressam de forma pedagógica dentro de casa, são um modelo extraordinário para a criança”.

A seguir, com a ajuda desses especialistas, o Educar esclarece o que é a autoestima da criança e como pais e adultos em geral podem colaborar para o seu desenvolvimento. Antes, uma observação importante: a autoestima não é alta nem baixa, ao contrário do que se costuma dizer; ela é mais ou menos saudável e equilibrada. Veja a seguir.

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 Pin It Share 0 Email -- Filament.io 0 Flares ×
Pular para a barra de ferramentas