Como garantir que o seu filho tenha uma alimentação saudável

Equipe Amarela grande campeã da XX Ginco
21 de outubro de 2014
REFORMA ORTOGRÁFICA: Minivocabulário: Palavras e expressões com ou sem hífen
22 de outubro de 2014
Exibir tudo
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 Pin It Share 0 Email -- Filament.io 0 Flares ×

O bebê começa a desenvolver o paladar já no útero. Conheça os fatores que influenciam a formação dos hábitos alimentares desde os primeiros anos de vida

A formação dos hábitos alimentares começa logo cedo, por isso é importante adicionar alimentos saudáveis à dieto dos pequenos

A formação dos hábitos alimentares começa logo cedo, por isso é importante adicionar alimentos saudáveis à dieta dos pequenos

Que atire a primeira abobrinha quem não conhece um pai que reclame do filho que come mal, só quer saber de salgadinho ou não aceita um pedaço de tomate nas refeições. Como fazê-lo comer uma folha de alface sem graça enquanto disputa preferência com as batatas fritas é a fórmula mágica que muitos pais se descabelam todos os dias para descobrir. Ah, se ao menos as crianças já nascessem gostando de espinafre, alface, abobrinha, cenoura…

Pois o desejo acima não é irrealizável: o bebê pode nascer com certas preferências para determinados tipos de alimentos – e o papel dos pais nessa predileção é de extrema importância. E não estamos falando de genética, mas sim de hábitos alimentares. Hoje, já é cientificamente comprovado que o bebê sente gosto e começa a desenvolver o paladar quando ainda está na barriga da mãe (saiba mais no item 1 abaixo) e que as suas experiências alimentares durante a primeira infância são determinantes para a formação desses hábitos.

Estudos publicados em setembro na revista científica norte-americana Pediatrics deram ainda mais ênfase à importância da alimentação já nos primeiros anos de vida. Em uma dessas pesquisas, por exemplo, constatou-se que os bebês que consumiam qualquer quantidade de bebidas adoçadas com açúcar tinham o dobro de chances de consumi-las ao menos uma vez por dia aos seis anos de idade.

“A formação do hábito alimentar acontece justamente nos primeiros dois anos de idade. Então é muito importante, por exemplo, apresentar frutas ao filho com sete ou oito meses de idade, ao invés de alimentos industrializados”, explica o médico nutrólogo Carlos Alberto Nogueira, vice-presidente da Associação Brasileira de Nutrologia (Abran).

Sem contar que é uma importante fase do crescimento. “Os mil primeiros dias (da gestação até os dois anos de idade) são uma fase de crescimento cerebral, de formação de todo o corpo em si. Nesse período vulnerável, a dieta inadequada pode ‘programar’ geneticamente a criança para o desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis, como hipertensão e aumento do colesterol”, diz Elza Daniel de Mello, médica gastropediatra e nutróloga da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Além disso, garantir uma alimentação saudável desde bebê é uma forma de prevenir a obesidade infantil, que hoje afeta uma em cada três crianças brasileiras entre 5 e 9 anos (leia mais sobre o assunto aqui).

É preciso, portanto, entender melhor como essa formação do hábito alimentar ocorre durante a primeira infância. O Educar para Crescer separou 8 fatores que influenciam o desenvolvimento das preferências alimentares, desde a gestação, e que são essenciais para os pais definirem como ensinar o filho a ter uma alimentação saudável:

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 Pin It Share 0 Email -- Filament.io 0 Flares ×
Pular para a barra de ferramentas