Por Nana Soares
Está comprovado: ler para as crianças desenvolve a linguagem e a comunicação. E agora o hábito da leitura é até recomendação médica. Nesta semana, a Academia Americana de Pediatria (AAP) recomendou que pediatras estimulem os pais a ler para os filhos até os três anos de idade, a fim de desenvolver estas habilidades comunicativas.
Segundo a entidade americana, a leitura em voz alta para os pequenos de zero a três anos estreita a relação entre os pais e filhos, desenvolve a linguagem e as capacidades comunicativas, além de dar bases para a alfabetização. O período indicado vai de zero a três anos, pois a neurologia tem mostrado que grande parte do desenvolvimento do cérebro da criança se dá nesse intervalo.
Estudos que basearam a recomendação do AAP mostram que as crianças que receberam estímulos de leitura durante a infância têm melhores habilidades linguísticas quando começam a escola e estão mais interessadas em leitura. E o estreitamento na relação entre os pais e filhos ainda desenvolve habilidades socioemocionais importantes para a vida, como autocontrole e sociabilidade.
O Educar Para Crescer abraça a ideia de que a leitura é transformadora e auxilia no desenvolvimento dos pequenos. Por isso, preparamos um material especial para você que também quer estimular seu filho a ler. Confira nossas dicas:
Como fazer um bebê gostar dos livros
Como fazer uma criança de até 5 anos gostar de ler
Saiba como a leitura ajuda na alfabetização
10 dicas para incentivar seu filho a ler