7 dicas para fazer um bom uso da mochila escolar

Pontualidade na escola
17 de julho de 2014
Ansiedade no primeiro dia de aula
18 de julho de 2014
Exibir tudo
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 Pin It Share 0 Email -- Filament.io 0 Flares ×

Ela tem jeito certo de ser carregada, peso máximo e seu conteúdo deve, sim, ser supervisionado pelos pais. Veja o que os especialistas dizem

Foto: Aline Casassa

Foto: Mochila

“Os pais devem conferir o que os filhos levam na mochila todos os dias”, aconselha o ortopedista Cláudio Santili
É só parar na porta de qualquer escola e observar a entrada e saída das crianças por cinco minutos, para perceber que muitas carregam mochilas de tamanho totalmente desproporcional à própria altura. Outras andam até curvadas para suportar o peso.
Muitas vezes, isso ocorre por que a criança não sabe arrumar a mochila antes de ir para a escola e acaba colocando coisas desnecessárias, livros em demasia e até brinquedos. “Os pais devem conferir o que os filhos levam na mochila todos os dias”, aconselha o ortopedista Cláudio Santili, ex-presidente da Sociedade Brasileira de Ortopedia e professor da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa, de São Paulo.

Não é só questão de ser um pai ou mãe antenados – olhar o que tem dentro da mala da criança é prezar pela saúde dela. “A mochila pesada, principalmente em quem está em fase de crescimento, pode provocar dores, alterações posturais e problemas na coluna lombar”, explica o ortopedista André Pedrinelli, da Universidade de São Paulo (USP).

Muitas vezes, também, os próprios pais colocam coisas demais na mochila dos filhos. “Em geral, isso é bem comum entre os alunos menores. Os pais procuram suprir tudo o que o filho pode vir a precisar durante o período que estão fora de seu alcance direto”, avalia Marta Campos, coordenadora da Escola Viva, em São Paulo.

Veja as principais dicas para acertar com a mochila:

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 Pin It Share 0 Email -- Filament.io 0 Flares ×
Pular para a barra de ferramentas