Visita ao Planetário

Projetos Turma Fundamental Integral
16 de junho de 2014
Laboratório de Teatro
18 de junho de 2014
Exibir tudo
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 Pin It Share 0 Email -- Filament.io 0 Flares ×

Complementando a unidade de estudo sobre o Sistema Solar, os alunos dos 5os anos farão uma excursão ao Planetário Estelarium localizado na cidade de Campinas, acompanhados de professores, coordenadores e auxiliares de ensino. Agendada para o dia 24/06 com saída às 7h30min, com chegada às 17 horas.

O planetário traz o nome “Rodolpho Caniato”, uma homenagem ainda em vida ao renomado cientista, físico e astrônomo, de 83 anos. Rodolpho Caniato, que mora em Campinas, é uma referência em literatura brasileira sobre astronomia, escreveu 10 livros sobre o assunto, três deles ainda inéditos. Até hoje faz palestras, conferências e seminários. Desde o início da carreirra, em 1955, Caniato é conhecido pelo grande esforço que fez para restaurar e fazer funcionar aparelhos guardados como relíquias nas instituições por onde passou. Em Campinas, foi docente de física (Mecânica Celeste) e de cosmografia, disciplina criada por ele na PUC-Campinas em 1955, e ainda contribuiu muito como pesquisador na Unicamp.

O  Planetário Rodolpho Caniato possui uma sala com 44 poltronas de cinema e dois equipamentos de projeção. As sessões duram em média 30 minutos, com projeções de imagens (maioria da Nasa) que levam quem está assistindo a uma verdadeira imersão e contato com o céu. O primeiro filme a ser exibido é o “Viajante Cósmico”, que conduz a uma viagem pelo universo com direito a conhecer a nossa galáxia: Netuno, Urano, Saturno (imagem projetada dentro da sala, foto acima), Júpiter, Marte, Vênus, Mercúrio, a Terra e o sistema solar. Com direito também a uma volta pela via láctea e um céu de 6 mil estrelas feitas pelo projetor ótico.

O Estelarium abriga o observatório astronômico Nelson Travnik, o segundo da cidade, possui a quarta maior luneta do Brasil e a segunda maior do Estado, recebeu o primeiro telescópio especial solar H-Alfa de grande porte acessível ao público, de onde também é possível fazer observação do sol. É composto ainda por um mirante, uma sala de filosofia e exposição, uma sala de astronomia, e também irá oferecer oficina de construção de telescópio e um sismógrafo educacional. Nos próximos meses receberá mais dois novos telescópios, sendo que um deles permitirá ver as estrelas durante o dia. O telescópio robótico terá um sistema que identifica as estrelas que estão no céu, que não podemos vê-las de manhã por causa da luz do sol dispersa na atmosfera.

planetario2interno

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 Pin It Share 0 Email -- Filament.io 0 Flares ×
Pular para a barra de ferramentas