Laboratório de Teatro

18 de junho de 2014
Obférias 2014
18 de junho de 2014

Os alunos da Educação Infantil e Fundamental I participam das aulas de Teatro e Contação de Histórias com muito entusiasmo. Através de jogos teatrais, o aluno é explorado na sua autoestima, criatividade, voz e corpo, como a atenção e o ritmo. O projeto é interdisciplinar e faz parte da grade curricular.

O teatro confunde-se com a história do homem, de sua necessidade de comunicação , de sua relação com a natureza, através de rituais primitivos e cerimônia religiosa , que o público não era necessariamente o espectador. Um pouco mais tarde, adentra a Grécia e é estabelecido como arte e passa a ser utilizado para demonstrar cultura e conhecimento.

Tudo começa na infância, o “faz de conta”, a simulação da realidade, ou seja, tudo isso se tem origem no ato de brincar e o fato de a criança querer imitar aquilo que vê. E a escola pode colaborar para que a criança se desenvolva melhor nesse aspecto. O teatro na escola tem uma importância fundamental na educação, fazendo, em Portugal, parte do currículo escolar obrigatório do primeiro ciclo. Que pode colaborar para que a criança tenha oportunidade de atuar efetivamente no mundo, opinando, criticando e sugerindo e, também permite ajudar o aluno a desenvolver alguns aspectos: criatividadecoordenação, memorização, e vocabulário.

A escola que insere o teatro em suas atividades faz com que seus alunos construam um crescimento cultural que vai além da sala de aula, por meio do discurso espontâneo da linguagem teatral, motivando e despertando uma aprendizagem prazerosa, construindo o desejo de se aprender. O teatro, quando devidamente estruturado e acompanhado, ajuda o professor a perceber traços da personalidade do aluno, do seu comportamento individual e em grupo, traços do seu desenvolvimento, permitindo um melhor direcionamento para a aplicação do seu trabalho pedagógico. No entanto é de enorme importância que o professor de teatro tenha formação não só pedagógica mas também artística, pois um mau direcionamento poderá levar a problemas futuros irreversíveis no desenvolvimento da criança. Para que o docente apresente aos educandos um conhecimento real e reflexivo, é essencial que seja levado em conta todo o contexto sócio cultural e econômico, partindo das experiências do mesmo.

O teatro direcionado às crianças deve estar obrigatoriamente relacionado com diversas áreas como a psicologia e a música, e não somente relacionado à disciplina de artes. É importante ainda utilizar o teatro por meio de recursos pedagógicos, pois apenas apresentá-lo de qualquer forma as crianças, sem que ocorra o planejamento, os resultados finais podem se tornar ineficazes, não atingindo o que se pretende desenvolver.

O teatro na escola pode colaborar para que as crianças possam se relacionar melhor com os colegas e o meio onde vive; construam seu conhecimento brincando e descobrindo seus espaços, se tornem mais participativos e responsáveis nas atividades em sala, projetos, e dinâmicas; formando indivíduos críticos e atuantes de sua própria realidade, opinando e sugerindo, formando cidadãos que valorizem as experiências e sabem lidar com as diferenças sociais do seu bairro. Os professores, familiares e a comunidade, devem conhecer a importância do teatro na formação dos alunos, a fim de contribuírem participando junto com os mesmos. Existem várias formas de teatro, porém os mais conhecidos são: onde o próprio homem atua, utilizando tanto máscaras ou fantoches, como também a sua imagem.

Vila-Verão_Oficinas-para-crianças_João-Milet-Meirelles