Alunos do Colégio Objetivo Júnior fazem uma análise crítica da Copa do Mundo

Férias!: Conheça palavras e expressões coloquiais muito usadas
11 de junho de 2014
Turma Fundamental I Integral Prof Sandra
16 de junho de 2014

O Colégio Objetivo vê o esporte positivamente e também valoriza eventos como a Copa do Mundo, porém não podemos esquecer da missão de educar com qualidade e transparência. Por isso, os alunos realizaram pesquisas obtendo informações pertinentes a elaboração e desenvolvimento de ação responsável. Objetivando que, até mesmo os pequenos  possam entender de maneira ética: O que é e como se faz uma Copa do Mundo, suas vantagens e desvantagens.

Manhã

1º ano Gama: Nome dos Estádios e localização dos mesmos no Mapa. Mapa: Construção da escrita e leitura e Orientação.

2º ano Delta: Taça – características (cores, significado, material) e a história da mesma.

3os anos Gama e Delta: Música: Somos um só – Coração Verde e Amarelo – Tavito e Aldir Blanc.

4os anos Gama e Delta: Redação: Cultura x Valores x Acolhimento. “Como está o povo brasileiro para receber a Copa” Português/História/Geografia: Linguagem Poética – Poesia (relação entre as belezas do país, o prazer de ganhar x a realidade). Matemática: Capacidade de público em cada estádio x gastos x arrecadações por jogo.

5os anos Beta e Gama: Português/História / Geografia: Relação entre investimento: Custo dos estádios e investimento com educação de 2010 a 2013. (destaque: Maracanã/Reforma, Brasília/Reconstrução, Itaquerão/ Construção). Matemática: Construção de Gráficos. Gasto previsto x Gasto real (custos e investimentos – Projeto Copa) Ingressos vendidos x Arrecadação em jogos (Relação das Copas de 2002 a 2014).

Tarde

1ºs anos: Alfa e Beta: Confecção de bandeiras e seu significado. Discussão sobre a renda investida na Copa. Manifestações culturais dos estados sedes.

2ºs anos Alfa e Beta: Análise da situação orçamentária da Copa. Localização dos estádios nos estados que sediarão a Copa.

3ºs anos Alfa e Beta: A Copa das Copas. Lista dos países que sediarão a Copa. Identificação do Brasil na América do Sul. Bandeira do Brasil. Biografia dos jogadores. ASAS e Prova Bimestral contendo o conteúdo acima.

4os e 5º ano Alfa e Beta:  Matemática: Problemas envolvendo capacidade dos estádios/ Sistema Monetário. Gráficos com previsão de gastos e o gasto real. Português: Poemas e Acrósticos.

5o ano Alfa: Português: Análise crítica do momento Copa. Como os pais e alunos analisam a situação. Educação Física: Encerramento do Projeto com números de danças relacionadas ao tema.

Fundamental II

6º Alfa – Tema “Custo da Seleção Brasileira na Fifa 2014”.

6º Beta – Tema “Turismo na Copa 2014”.

6º Gama – Tema “Gasto com a Copa do Mundo 2014”.

7º Alfa – Tema “Fifa e o Crescimento financeiro”.

7º Beta – Tema “Responsabilidade Social no futebol”.

7º Gama – Tema “Custo de um brasileiro para Copa de 2014”.

8os anos Alfa/Beta/Gama: Tema – “Curiosidades da Copa do Mundo de Futebol”. – Os momentos e dados mais curiosos sobre a história das Copas do Mundo.

9os anos Alfa/Beta/Gama: Tema –  Idiomas, nacionalidades, PIB, PPC, posição na ranking dos países alfabetizados, média de anos de estudos, expectativa de vida, posição no ranking do IDH, índice de percepção da corrupção.