Fazer anotações no computador pode prejudicar o resultado em provas, revela pesquisadores

Projeto Jardinagem
30 de abril de 2014
Escritora quer ‘facilitar’ linguagem de Machado de Assis
6 de maio de 2014
Exibir tudo
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 Pin It Share 0 Email -- Filament.io 0 Flares ×

Se você costuma fazer anotações durante aulas e palestras no computador ou tablet, fique atento: pode ser que esteja mais preocupado no ato de digitar do que no conteúdo que está assimilando.

Thinkstock
Embora seja muito mais prático fazer anotações no notebook ou tablet durante palestras, aulas e entrevistas, um estudo recentemente publicado pela revista Psychological Science revelou que, na verdade, as pessoas lembram melhor o que anotaram quando o fazem da forma tradicional, com caneta e papel. Além disso, os pesquisadores concluíram que estudar através de anotações digitadas pode até prejudicar suas notas em provas e testes.

Os pesquisadores da Universidade da Califórnia (UCLA), Daniel Oppenheimer e Pam Mueller, pediram para que estudantes assistissem o vídeo de uma palestra ou um TED Talk e fazer anotações digitadas ou à mão, dependendo de suas preferências. Depois, esses estudantes foram questionados sobre as apresentações.

Como resultado, os pesquisadores interpretaram que, apesar do computador ser a opção óbvia por permitir que se faça anotações mais rapidamente, também pode ser um problema a medida que se é tentado a anotar tudo que se escuta. “Nós não escrevemos a mão tão rápido quanto digitamos, mas as pessoas que estavam digitando tendem a transcrever grandes partes do conteúdo das palestras na íntrega”, contou Mueller ao jornal The Atlantic. “As pessoas que estavam tomando nota nos notebooks não precisam ser sensatos sobre o que eles transcrevem”.

Outro resultado surpreendente da pesquisa foi que, quando perguntados uma semana após participarem da experiência sobre os vídeos que assistiram, aqueles que escreveram as anotações à mão obtiveram melhor performance do que aqueles que escreveram no computador. Na verdade, foi concluído que estudar pelas notas digitadas pode prejudicar as notas em testes, em vez de ajudar.

Com informações do io9.com.

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 Pin It Share 0 Email -- Filament.io 0 Flares ×
Pular para a barra de ferramentas