Enem alcança 1 milhão de inscritos no segundo dia

Como ensinar valores ao seu filho?
13 de maio de 2014
Livros melhores que filmes
15 de maio de 2014

Usuários reclamaram das dificuldades em concluir a inscrição no site, por causa do grande número de acessos

Reprodução/Site do Inep

O Exame Nacional do Ensino Médio tem 1 milhão de inscritos, divulgou, pelo Twitter, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). No ano passado, a marca também foi alcançada no segundo dia, quando o exame registrou 1,3 milhão de inscrições. As inscrições podem ser feitas pela internet até o dia 23.

Nesta tarde, nas redes sociais, usuários reclamaram das dificuldades em concluir a inscrição no site, por causa do grande número de acessos. O Inep divulgou os melhores horários para acessar a plataforma e informou que o sistema está operando dentro da normalidade. Os melhores horários são até as 9h da manhã, entre as 14h e as 17h e após as 21h.

Neste ano, há algumas novidades no processo de inscrição. Travestis e transexuais poderão ser identificados pelo nome social nos dias e locais de realização das provas. Para isso, é preciso fazer o pedido, pelo telefone 0800-616161, também até o dia 23. Para evitar ausências, o Inep vai enviar uma mensagem aos inscritos no ano passado que não fizeram a prova. Eles serão alertados de que não fazer o Enem leva ao desperdício de recursos públicos.

O Enem é destinado a estudantes que tenham terminado ou estejam concluindo o ensino médio, pessoas com mais de 18 anos que busquem o comprovante de conclusão do ensino médio e aquelas que queiram testar conhecimentos. O exame será realizado em 8 e 9 de novembro. A inscrição custa R$ 35 e deve ser paga até 28 de maio. Alunos de rede pública e pessoas com renda familiar de até 1,5 salário mínimo são considerados isentos.

A nota do exame é utilizada como critério para acesso ao ensino superior por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que oferece vagas em instituições públicas de educação superior, e do Programa Universidade para Todos.

A participação na prova também é requisito para receber o benefício do Fundo de Financiamento Estudantil, participar do Programa Ciência sem Fronteiras e ingressar em vagas gratuitas dos cursos técnicos oferecidos pelo Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica. Estudantes com mais de 18 anos podem obter a certificação do ensino médio por meio do Enem.

Para se preparar, o aluno pode acessar o aplicativo Questões Enem, um banco de questões da Empresa Brasil de Comunicação que reúne as provas de 2009 a 2013. O acesso é gratuito.