Colégio Objetivo participará de delegação internacional

Faz bem ser competitivo?
7 de maio de 2014
Os grandes pilares da verdadeira liderança
12 de maio de 2014
Exibir tudo
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 Pin It Share 0 Email -- Filament.io 0 Flares ×

Entre os dias 12 e 25 de maio um professor de Pirassununga realizará um intenso intercâmbio com um dos melhores sistemas de educação do mundo.

O Curso e Colégio Objetivo estarão representados pelo diretor e professor José Rubens Pinheiro Lima. Ele será um dos membros da delegação brasileira que viajará à Finlândia e Rússia em busca de novos conhecimentos na área da educação. Além dele o universitário Rafael Lima, 3º ano de engenharia mecatrônica na USP, representará o Centro Cultural Esportivo do Objetivo.

Para o professor Lima, essa é uma grande oportunidade de trazer idéias novas para a nossa cidade, pois irá participar de seminários técnicos organizados por especialistas, conhecendo as inovações e os principais processos pedagógicos desses países.

O professor conta que nesta viagem a delegação irá visitar escolas públicas e privadas para conhecer as atividades e os conteúdos ensinados desde a pré-escola até o ensino médio. Esse programa é uma parceria entre os governos do Brasil e desses dois países e o embarque do educador acontece na próxima segunda-feira, dia 12.

Oportunidade
Um dos motivos desse intercambio é que a Finlândia é conhecida por ser um modelo mundial na área da educação, pois realizou uma intensa reforma em seu ensino a partir da década de 1970 com a mudança do pensamento.

Até 1968, o país era considerado pobre e dependia de atividades voltadas para a agricultura e madeira, porém iniciou uma série de medidas visando oferecer uma educação de qualidade para a população.
De acordo com a OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico) a Finlândia é referência mundial hoje quando se fala em desempenho dos estudantes, e isso foi conquistado com investimentos e valorizando os profissionais da área.

Para termos ideia da eficiência deste modelo educacional podemos fazer algumas comparações com o nosso país. Enquanto que na Finlândia 91% das pessoas entre 25 a 34 anos tem o equivalente ao ensino médio, no Brasil esse percentual é de 53%.

Outro dado comparativo é que em nosso país 41% das pessoas entre 25 a 64 anos tem pelo menos o ensino médio, já no europeu esse valor é de 83%.

Conhecimento
Empolgado, o professor Lima explica que esse será uma valiosa oportunidade de trocar conhecimentos e experiências com os educadores estrangeiros, pois serão duas semanas de intenso aprendizado, uma em cada país.
Ele explica que aquele país se empenhou em qualificar os professores para atuar junto ao ensino, atuando na base da sociedade como um todo, com isso essa profissão é uma das mais conceituadas daquele país.
Segundo dados da OCDE, a Finlândia conseguiu esse status criando uma filosofia educacional envolvendo governo, escolas e comunidade. A base desse sistema é a qualidade com ênfase no conhecimento e na inovação.
Nesta viagem, a delegação brasileira poderá conhecer os institutos de gestão, a capacitação e acompanhamento do corpo docente, saber mais sobre papel do professor e do aluno em classe, incluindo o uso de tecnologia, os processos de avaliação etc.

“Nós fundamos o Objetivo em Pirassununga no ano de 1994 com a proposta de sempre fazer o melhor, porque acreditamos que mesmo algo ótimo ainda pode ser melhorado. E por isso vamos até lá, pois nos espelhamos nesses modelos, os mais avançados na educação no mundo, para trazer esses conceitos para nossa cidade”, ressalta o educador.

Rússia
Além da Finlândia, o professor Lima conta que a outra parada da delegação será na Rússia.

Para ele, este será um momento importante, pois será possível acompanhar o processo de desenvolvimento educacional adotado por aquele país, ou seja, ver como começou e está atuando a reforma da área pelas quais a Finlândia já passou.

Outra oportunidade de aprendizado com o sistema russo será a semelhança de algumas características com o Brasil devido às diversidades regionais, tornando a realidade mais palpável para nós.

Fonte: Jornal “O Movimento”.

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 Pin It Share 0 Email -- Filament.io 0 Flares ×
Pular para a barra de ferramentas