Amigos separados, novas turmas

Plantões de dúvidas
14 de março de 2014

Por Educar para Crescer

Entenda os critérios dos educadores para a formação de turmas e grupos de trabalho na escola

Foto: turma alunos separados panelinhas

Turmas com alunos diferentes são oportunidades de fazer novos amigos e evitar as “panelinhas”

“Meu amigo não está mais na minha classe”. “A professora me mudou de lugar”. “Minha turma não é mais a mesma”. Queixas como essas são comuns entre as crianças, especialmente no começo de cada ano letivo. Mas por que será que as escolas misturam os grupos, separam amigos ou, por vezes, colocam alunos que já brigaram em uma mesma equipe para fazer trabalhos? São várias as respostas possíveis para essa pergunta: busca de uma maior integração entre as crianças, tentativa de resolver conflitos e de obter um melhor rendimento escolar.

Não existe uma receita pronta que diga o que é certo e o que é errado na formação de turmas ou definição de grupos de trabalho. Cada escola tem os seus métodos e os pais podem – e devem – procurar o colégio para entender esses critérios e com isso ajudar os filhos a superar eventuais problemas que surjam por conta das mudanças. Veja abaixo alguns motivos que levam à separação de turmas ou de amigos na escola: