Todos os alunos do 4º ano fizeram um livro de receitas de especiarias durante as aulas de história. As aulas foram textualizadas com a abordagem histórica das Grandes Navegações Marítimas de Portugal e Espanha, bem como das rotas das especiarias.
As rotas das especiarias foram rotas comerciais geradas pelo comércio de especiarias provenientes da Ásia. Estas rotas remontam à antiguidade greco-romana interligando diversos povos ao longo do tempo, da Europa à Ásia. Ligando importantes pontos comerciais e cruzando grande parte do mundo então conhecido, as rotas de especiarias para a Europa foram sucessivamente dominadas por mercadores do norte de África e do Médio Oriente, pela República de Veneza no Mediterrâneo e, mais tarde, pelos portugueses que, com a descoberta do caminho marítimo para a Índia iniciariam uma rota marítima alternativa. A rota do Cabo, contornando África, viria a ser explorada também pelos Holandeses, entre outras potências europeias.
O texto passou por escrita, revisão e reescrita, explorando conhecimentos de ortografia e estruturação do gênero. Ao final, todos autografaram os livros uns dos outros num momento de alegria r confraternização.
[print_gllr id=2458 display=short]